segunda-feira, 14 de junho de 2010

Alimentação. Seu filho come?

ivu-man-412x550

Essa é uma conversa séria, pelo menos pra mim. Que mãe nunca se pegou insistindo na ultima colherada, querendo e pedindo pra ele comer o legume a verdura? Eu, um milhão de vezes.

Eu adoro uma besteirinha, cook, chocolate, até um doritos eu encaro as vezes. Mas preso uma alimentação saudável, aqui em casa tem fruta, legume, vegetal, cereal, almoço feito pela vó, bivó, mamãe. Além de querer que meus filhos se alimentem bem eu quero que eles gostem de comer, apreciem um bom prato, para isso é importante comer de tudo. E gente, criança come o que a gente ensina, eles seguem os hábitos dos pais.

Olha que reveladora essa pesquisa feita pela revista crescer:

* 3,5% dos pais come a porção de frutas e legumes recomendada. Cinco porções por dia, e os filhos 4% consequentemente. * 17% nunca preparam o alimento. * 53% diz que cozinha peixe raramente. Bbs partir dos 6 meses já podem comer, segundo a SBP. * 49,5% não arruma a mesa do café da manhã. * em 13% dos lares a criança come sozinha. * 34% dos pais não fazem nenhuma refeição com os filhos. * em 49% das casas, é oferecido para as crianças leite com achocolatado se elas não quiserem comer nada.

É difícil encontrar um bb que não tem boca boa pra comer. E quando eles tem menos de um ano é fácil introduzir qualquer alimento na rotina deles. Só que os bbs crescem e começam a perceber aquela enorme variedade de produtos industrializados e cheios de sódio, naquela embalagem linda e convidativa…fica difícil competir, né?!! E vamos combinar que é muito fácil né? É só tirar do saquinho cinco minutinhos no fogão e pronto.

Mas gente, vamos ensinar as crianças a se alimentar direito né?!! O Théo sempre teve boca boa, mas em algum momento isso se perdeu, e ele passou a gostar só de arroz, não aceitava mais nada. Com tempo, e insistência (as vezes sem paciência) ele está voltando a comer…Uma amiga me ensinou uma tática muito boa que está funcionando:

Você coloca uma quantidade mínima de tudo que tem na mesa, no pratinho da criança. Ela precisa comer tudo, mas pode escolher um alimento para deixar no prato, e depois ela escolhe o que vai repetir. Funciona.

Um alimento precisa ser apresentado pelo menos 15 vezes de formas diferentes, só aí é possível saber se ele realmente não gosta daquilo. E na maioria das vezes a criança passa a gostar. Oferecer, oferecer, oferecer, esse é o mantra.

Outras dicas que podem ajudar:

* não brigar na hora da comida, manter um clima divertido e descontraído, vai ajudar e muito. *organizar e manter uma rotina alimentar. *oferecer variedade de alimentos, não é porque a mama não gosta de beterraba que o bb também não vai gostar. * nada de tv na hora da comida. * apresentar os alimentos ás crianças, leva-las ao sacolão e deixa-las familiarizadas com aqueles bichinhos coloridos, também funciona. * leve seu filho pra cozinha, e prepare algo gostoso junto com ele. * tente não fazer parte de nenhuma dessas porcentagens da pesquisa aí de cima.

Vocês conhecem Bento? Essa técnica japonesa, que foi desenvolvida para ajudar as crianças a se alimentarem bem. Quando mais elaboradas chamam-se kyaraben e no Japão tem até concurso nacional. O pratinho fica lindo.

4670956176_aa73df50ca

4684477482_375867a25a_b

4582464014_2ba1ffd1c0_b

Esses são mais fáceis de fazer:

4585481859_31a0ed287a_b

4616385988_5d19c30268_b

4581873127_0c12a635ab_b

Aqui você lê a matéria completa, e a revista ainda bolou um plano de quatro semana para ajudar seu filho comer melhor.

Se a gente realmente é o que a gente come, vamos pensar melhor sobre o que a gente quer ser!

2 comentários: