quarta-feira, 23 de junho de 2010

É dia de São João!

Os celtas comemoravam o solstício de verão ,dia mais longo do ano, lá pelo dia 21 de junho no hemisfério norte, e esse dia marca o início da estação. Faziam uma grande festa, para agradecer as boas colheitas e a fertilidade da terra. Nós cristãos pegamos emprestado, essa comemoração e celebramos no dia 24 de junho, no dia de São João.

É uma festa muito rica, cheia de simbologias e histórias que enriquecem esse mês. A FOGUEIRA: era um costume dos povos pagãos europeus para celebrar o solstício de verão. Mas tem uma lenda católica que diz que as fogueiras nasceram com um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. O combinado é que quando nascesse São João Batista, filho de Isabel, ela acenderia uma fogueira em cima de um monte, para que Maria soubesse do nascimento.

Já os Balões foram trazidas pra cá pelos portugueses, lá eles colam papeizinhos com pedidos antes de soltar os balões. Os fogos de artifício servem para acordar São João Batista.

A filosofia Waldorf, acredita que esse é um momento de inteorização, de acender a fogueira dentro de nossos corações, acender nossas próprias estrelas, formadas por atitudes positivas. É tempo de nos encher de forças, para o novo ano de atividades.

Nós, brasileiros celebramos as nossas raízes rurais, então é hora de colocar a melhorrr vestimenta, aproveitar aqueles quitutes maravilhosos, e não deixar de contar para os nossos filhos como é linda e rica essa festa.

20090103095442

tumblr_l2efm2u4qn1qa81pao1_500_large

tumblr_kxp5xiuCMv1qzfjmqo1_500_large

20081205021930

Eu vou tentar acender o máximo de estrelinhas possíveis.

Amanhã tem aventuras na cozinha, espero que dessa vez seja um sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário